sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

TERRA RONCA - GO

Mais um lugar pouco conhecido, porém um dos mais belos na categoria de Cavernas!
Gruta Terra Ronca

Conheci lá em setembro de 2013 com uma amiga. Fez parte da minha viagem pelo Centro e Norte do Brasil.


São Domingos
Este Parque Estadual está escondido em Goiás, quase na divisa com Bahia e Tocantins. O acesso para lá não é dos mais fáceis. Primeiro você deve ir até a cidade São Domingos e depois uns ~50km por estrada de Terra até as cavernas, lá possui um pequeno povoado, com algumas opções de pousadas e camping. Em São Domingos há pousadas e centro de atendimento ao turista.

Estrada para Terra Ronca
Eu fiquei no camping do Seu Ramiro, melhor recomendação que posso dar. Seu Ramiro que descobriu as cavernas nessa região, ele é o melhor guia que tem lá, faz verdadeiros espetáculos de luz dentro das cavernas, super gente boa, brincalhão e muito sábio. Sempre tem pessoas atras dele para guiar. Ele sempre ficava brincando de luta comigo.
Seu Ramiro e as brincadeiras

Complexo Terra Ronca

A principal caverna do Parque é o complexo Terra Ronca, são 3 cavernas ligadas pelo rio, possuem entradas de grande porte, com salões amplos e altos, um rio que passa no meio das cavernas, muitas feições de desmoronamento, e alguns salões mais ricos em espeleotemas. Da estrada é possível ver a boca da primeira caverna do complexo. Essa é a caverna mais perto do povoado.
Vista da estrada para Gruta da Terra Ronca
Entrada para a Terra Ronca

Caverna São Bernado

Essa caverna fica a ~8km do camping do Seu Ramiro. Sua entrada é uma dolina com uma boa descida. Logo ao descer tem um rio que acompanha a caverna. Ela possui salões altos, com uma grande variedade de espeleotemas. Dentro da caverna ocorre o encontro do Rio São Bernado com o Palmeiras. E o principal, tem o túmulo do Seu Ramiro, ele mesmo que disse!
Entrada da Caverna São Bernado
Canudos na Caverna São Bernado
Espeleotemas variados
Túmulo do Seu Ramiro

Caverna Angélica

Essa caverna é a mais distante das outras, fica no meio do caminho para São Domingos. É uma caverna longa, porém só um pequeno trajeto é aberto a visitação. Ela tem teto menor do que as outras, possui rio também e belos salões, como o do espelho.
Entrada da Caverna Angélica
Salão do Espelho

Caverna São Mateus

Essa caverna também necessita de veículo para chegar. Sua entrada é numa dolina e tem um grau de dificuldade maior, pois você precisa passar no meio das pedras, conhecido como quebra-corpo. A caverna também possui rio, formando um belo canion, além de salões ricos em espeleotemas variados, alguns com formas comprometedoras. É uma bela caverna. Passamos 7h nela, pois estavamos ajudando um biólogo fotógrafo. 
Salão com travertino e "chuveiro"
Estalagtites e helectites
Salão 700

Ao todo passei 5 dias lá e consegui ir em 4 cavernas. É um lugar sem muito turismo ainda, preservando a beleza do local. Para ir nas cavernas tem que pagar o guia, mas não é muito caro e vale a pena. Alem das cavernas tem algumas cachoeiras e uma bela visão para a serra.
Visão da Serra
Foi um dos lugares que mais gostei dessa viagem do Centro e Norte, pois relembrei os tempos que eu fazia trabalhos em cavernas na faculdade. Sem contar que desde criança gosto de cavernas e foi um dos motivos para eu escolher geologia.

CONHEÇA TERRA RONCA! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário