segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

PRESIDENTE FIGUEIREDO - AM

Presidente Figueiredo encanta por ser uma terra rica em cachoeiras e bem perto de Manaus.
Cachoeira do Santuário
Estive lá em novembro de 2013, na minha viagem pelo Centro e Norte do Brasil.
Para chegar, peguei um ônibus da viação Aruana na rodoviária de Manaus. São 128 km de distância.
A cidade oferece várias opções de hospedagem e alimentação. 

Eu fiquei no camping do Mestre Gato, além de ser o mais econômico, é um lugar com pessoas interessantes e tem o Mestre Gato, que é uma pessoa muito bacana, mestre de capoeira, sempre pronto para ajudar, gosta de fazer um som de qualidade. Lá tem cozinha.
Amigos no camping do Mestre Gato
Cozinha do camping
Quanto a alimentação, recomendo comer no "café da manhã regional" da rodoviária de Presidente Figueiredo, eles fazem uma tapioca com queijo coalho, tucuman e castanha do Brasil, que é maravilhosa e gigante!
Tapioca de queijo coalho, tucuman e castanha do Brasil
E agora as cachoeiras... na região há mais de 100, porém as que são
Cachoeira Iracema
visitáveis são poucas, pois nem todas tem placas ou então os donos não deixam entrar. Consegui visitar as 2 principais, Cachoeira da Iracema e do Santuário, 1 outra mais afastada (Micade) e o rio do lado do camping, que funciona como balneário da cidade. No geral as cachoeiras são no meio da floresta, diferentemente das cachoeiras em Chapadas e Serras, que costumam ser em locais mais abertos.
Cachoeira do Micade

A cachoeira da Iracema possui passarela suspensa, cavernas e uma outra cachoeira - das Araras. Tem que pagar para entrar.
Passarela suspensa
Cachoeira das Araras
Cavernas na Cachoeira da Iracema
A cachoeira do Santuário é incrível, possui várias quedas, sendo que uma delas é no meio de 2 paredões de pedra, tipo um canion pequeno, lá você pode ficar numa caverninha sentindo a água da queda respingar em você. Tem que pagar para entrar.
Cachoeira do Santuário
Não recomendo ir em fim de semana e feriados, pois fica muito cheio e com pessoas que não respeitam os outros, ouvindo músicas em alto som, jogando lixo, entre outras coisas.

Um comentário:

  1. Boa noite Camila. Vc lembra quantos km de estrada de chão até chegar a Cachoeira do Micade em Presidente Figueiredo.

    ResponderExcluir