quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

MONTE RORAIMA - RR/Venezuela


Eis que finalmente cheguei em um dos posts mais esperados por todos....o imponente e famoso Monte Roraima.

Monte Roraima - vista de "La Ventana"

Fiquei sabendo do Monte Roraima pelo filme UP (desenho animado) e provavelmente não fui a única. Além disso sempre ouvia minha mãe falar que era o sonho dela ir pra lá. Até então achava que era um lugar que tão cedo não iria, muito longe, difícil acesso e por ai vai. Coincidentemente ano passado (2013) um amigo meu me contou como era para ir lá, comecei a ficar mais interessada e coloquei na minha lista de "lugares que quero conhecer um dia", mas continuei achando que era algo a longo prazo, até que comecei a planejar minha viagem pelo Centro e Norte e um outro amigo falou que iria pegar férias na mesma época e iria para lá, eu olhei meu mapa e pensei "acho que posso colocar o Monte Roraima como última meta da minha viagem e encerrar com chave de ouro" e foi o que fiz. No fim esse amigo desistiu, porém acabei indo com um outro grande amigo. 
Cena do filme UP
Estive lá em novembro de 2013 e vou contar o passo a passo para chegar lá.
Primeiro o Monte Roraima se localiza na tríplice fronteira do Brasil (Roraima), Venezuela e Guiana. 
Localização
Faz parte do Parque Nacional de Canaima, localizado na Grande Savana. Seus "Montes" são mais conhecidos pelo nome "Tepuy", para vocês terem uma noção, o Monte Roraima é um dos menores da Savana, porém é o mais famoso. Do lado dele há o Tepuy Kukenán, também há trilhas para subi-lo, porém não é muito comum ver pessoas fazendo-a, por não ser famoso.
Tepuy Kukenán
E agora ao que interessa, para você subir no Monte Roraima, você deve ir até a Venezuela, de onde saem as trilhas. 
O caminho mais comum para se chegar lá, é sair de Boa Vista, em Roraima, até Pacaraima, ainda é Brasil porém já está na fronteira com a Venezuela, para isso há taxis (~30 reais por pessoa) ou ônibus da Viação Rivaltur (20 reais). Chegando na rodoviária de Pacaraima já terão várias pessoas que fazem cambio de Reais para Bolívares (moeda da Venezuela), costuma valer a pena já fazer cambio lá mesmo e não se assuste com a quantidade de notas que irão te dar, a moeda venezuelana está muito desvalorizada, quando fui estava 1 real para 23 bolívares!!!
Da rodoviária pode ir andando até o posto da polícia para formalizar sua saída do Brasil e entrada na Venezuela, não é necessário Passaporte, só RG basta.
De lá você pega um táxi VENEZUELANO (é muito mais barato que o brasileiro) para a cidade de Santa Elena na Venezuela e pede para te deixarem na Rua do Turista, lá que tem as agências e os hotéis. Esse trajeto de Boa Vista até Santa Elena costuma demorar meio dia.
Trajeto
Há 2 albergues com preços bem econômicos, um é o Backpackers e o outro é o da Michelle, não possuem café da manhã, porém a comida lá é muito barata para nós brasileiros. Recomendo experimentar as empanadas e as arepas!!!
Empanada
Voltando ao Monte Roraima...há várias agências que oferecem a trilha guiada, no geral o preço é tabelado, podendo variar de 300 a 700 reais (depende do tipo de pacote que você escolher).

 Há vária opções de como fazer a trilha, que listo abaixo:
- com agência, 8 dias, tudo incluído (eles levam e fazem a comida, levam e montam o equipamento de acampar, você só precisa se preocupar em andar e levar suas roupas e coisas pessoais) - esse é o pacote mais caro;
- com agência, 6 dias, tudo incluído (eles levam e fazem a comida, levam e montam o equipamento de acampar, você só precisa se preocupar em andar e levar suas roupas e coisas pessoais) - esse é o pacote mais comum;
- com agência, 6 ou 8 dias, com guia incluso, porém você leva seu equipamento e sua comida e você que monta tudo e cozinha pra você mesmo, para essa opção recomendo levar um carregador, pois ajuda bastante, eles costumam levar até 20kg, essa opção é uma das mais baratas,porém não são todas as agencias que te oferecem esse pacote. Foi o que escolhi para fazer, pois prefiro cozinhar minha comida e já tinha barraca e saco de dormir comigo;
- sem agência, com guia por fora, eles oferecem os pacotes iguais os anteriores, porém com preços bem mais baratos, o único problema é que é difícil achar um guia independente e saber se ele é confiável;
- ir sem guia e sem agencia, levando tudo, você só irá precisar pagar a entrada do parque, conheci pessoas que fizeram isso, porém depois irei falar a parte ruim dessa opção.

De Santa Elena você irá até a vila de Paraitepuy (entrada da trilha), para chegar lá é necessário contratar um veículo, pois não há transporte público nesse trajeto, para quem escolheu as opções com a parte "tudo incluído", esse transporte já está nisso, porém se você for como eu fui, tem que pedir um transporte a parte, nessa hora vale a pena estar com um grupo de mais pessoas, pois o preço do veiculo é fechado independente de quantas pessoas irão. Essa é uma das dificuldades se você escolher ir sem guia/agencia, pois os únicos carros que vão para lá é para levar turistas, e esses dificilmente irão dar carona.
Paraitepuy
A diferença de quem faz em 6 ou 8 dias é a quantidade de dias que irá ficar em cima do Monte Roraima, por isso o começo e o fim da trilha é igual para as 2 opções. 
Finalmente cheguei a parte que interessa, irei contar como foi minha trilha em 5 dias na verdade...

Dia 1

Saímos na hora do almoço de Santa Elena para Paraitepuy, chegamos no fim da tarde lá e dormimos na única pousada que há na vila, para que assim pudéssemos começar a trilha bem cedo no dia seguinte. 
O normal é sair de manhã de Santa Elena e começar a trilha a tarde, chegando ao primeiro acampamento no fim do dia (11km).
Vista da Pousada para os Tepuys

Dia 2

O dia amanheceu bem fechado, não estava dando nem para ver os Tepuys. Mas assim que começamos a andar eles se mostraram.
Começo do dia 2 - tempo fechado
Monte Roraima e Kukenán
 Fizemos em 1 dia o que as pessoas fazem em 2 dias, foram 22km de trilha, com direito a travessia de rios com água no joelho e muita chuva no fim dos 22km. O tempo estava bem instável, tinha horas que ficava tudo aberto, de repente fechava e não dava para ver mais nada, e foi assim durante todos os dias da trilha.
Rio Tek
Vista para os Tepuys meio encobertos

No geral esses 22k são em terreno plano.
Trilha plana
No fim dos 22km chegamos no Acampamento Base, que fica bem no pé do Monte Roraima. Confesso que cheguei bem cansada, devido a chuva também, porém a vantagem de pegar chuva, foi que vimos várias cachoeiras cheias e até mesmo cachoeiras que não existem quando o tempo está normal, foi uma bela visão.
Visão do Acampamento Base
Logo após a chuva

Dia 3

Acordamos cedo e já encaramos 4 horas de subida até o topo do Monte Roraima, o primeiro trajeto é um dos mais críticos, pois é necessário dar uma pequena escalaminhada, depois tem partes mais leves, e há mais uma parte um pouco crítica que é o Passo das Lágrimas, onde passa por uma pequena cachoeira, o que deixa as pedras escorregadias.
Subida pela parte com mato
Visão da Savana
Visão do Passo das Lágrimas
Para mim o Passo das Lágrimas foi um dos lugares que mais gostei da trilha toda, é muito incrível você estar do lado do paredão, passando por debaixo de uma cachoeira e podendo olhar para a Grande Savana abaixo e para o Tepuy Kukenán do lado!
Passo das Lágrimas
A chegada no topo é muito gratificante, mesmo que um pouco cansativa. Logo que chegamos lá demos sorte de não estar com muitos turistas e ficamos no Hotéis 1, uma caverninha no quartzito que serve de abrigo para a barraca.
"Hotéis"
Deixamos as coisas lá na caverna e fomos com o guia explorar aquele novo terreno, lá você irá ver pedras com formas engraçadas, cristais de quartzo, a famosa jacuzzi e uma visão maravilhosa de "La Ventana" (outro ponto favorito da trilha). 
Rinoceronte
Tartaruga voadora 
Cristais de quartzo
Jacuzzi
O lugar mais lindo que fui lá em cima, foi a "La Ventana", quando chegamos o tempo estava fechado, mas passou uns minutos e o sol nos brindou com uma bela visão.

Uma das visões de "La Ventana"
Se você for sem guia, o maior problema está lá em cima, pois não é possível ver a trilha para os lugares, mas isso não impede nada. As pessoas que conheci, que foram sem guia, falaram com algum grupo lá em cima e se juntaram ao grupo para conhecer, pagando uma pequena taxa para o guia. É uma boa opção, tendo em vista que a trilha até o topo é bem batida e sem bifurcações.
Andando em cima do Monte Roraima

Se você é geólogo vai apreciar as belas estratificações cruzadas presentes lá em cima.
Estratificações cruzadas


Dia 4

A idéia nesse dia era ir até o ponto tríplice (Brasil/Venezuela/Guiana), que iria levar o dia inteiro para ir e voltar, porém o tempo estava muito fechado com chuva direto. E isso impossibilita a caminhada.
Esqueci de falar, lá em cima é bem frio, ainda mais se chover e suas roupas ficarem molhadas.
Mirante nublado
Frio
Ficamos a manhã inteira na caverna esperando o tempo melhorar, assim que isso ocorreu já era hora do almoço, fomos para umas caverninhas lá perto, e infelizmente pisei em falso e cai de bunda numa pedra, foi umas das dores mais fortes e constantes que já senti na minha vida, se você acha que o seu coccyx não serve para nada, espere machucá-lo, todos os movimentos para andar envolvem o bendito ossinho...
Mesmo assim demos uma caminhada por perto das caverninhas para observar as plantas e coisas do tipo.
Plantas
Tempo parcialmente fechado

Dia 5

Sem ter conhecido muitas coisas lá em cima, já tivemos que iniciar o retorno, a dor estava aguentável para a descida, doendo mais nas partes de subidas. O tempo estava mais aberto. O caminho de volta é o mesmo de ida.
Vista para o Kukenán na descida
Fomos até o acampamento que as pessoas costumam ficar no 1º dia, ou seja fizemos toda a descida mais 11 km.
Vista da Grande Savana na descida
Mesmo com a dor, conseguimos descer! 
Fim da descida
E o pensamento era um só: "Por que não fizemos em 8 dias???". Essa é outra dica para você que pretende ir para lá, vá com mais dias, pois assim você não fica na mão por causa do tempo.
Monte Roraima com o tempo aberto
Para ajudar o nosso sentimento de tristeza por estar indo embora, apareceu um belo arco-íris para nos fazer sorrir!
Arco Iris

Dia 6

Esse dia foi mais tranquilo, 11km até a pequena vila de Paraitepuy, com clima de despedida.Chegamos na hora do almoço e o carro já estava nos esperando para voltarmos para Santa Elena. É uma boa levar um cajado, realmente ajuda, ainda mais se você estiver machucado.
Parque Nacional Canaima
Fiz a trilha com a agência Mystic Tours, o dono é muito gente boa e foi o único que nos ofereceu esse pacote alternativo e mais econômico. Levamos um carregador conosco, já que estavámos só em 2 pessoas, ou seja fomos em 4 pessoas no total (guia+carregador).
Esse é o site da agência:
https://www.facebook.com/pages/Roraima-Mystic-Tours/267247013385515

Algumas observações que valem a pena serem ditas, lá é muito famoso, então vai ser normal você topar com muitas pessoas fazendo a trilha, e pessoas de diversas nacionalidades.Você tem que carregar suas fezes, pois devido ao grande numero de visitas e ao terreno ser muito rochoso (não dá para cavar um buraco).
Essa foi minha primeira experiência fora do Brasil, foi muito interessante poder ouvir as pessoas falando outra lingua, ver como os preços de várias coisas são diferentes, ver outra cultura, etc.
Bom, acho que deu para ver como funciona o Monte Roraima, se tiverem dúvidas, mandem mensagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário