terça-feira, 21 de janeiro de 2014

DICAS GERAIS

Essas são dicas que aprendi durante minhas viagens e compartilharei com vocês. Lembrando que são coisas que servem para mim, não necessariamente servirá para você que está lendo. Já aviso que minhas viagens não costumam ter muitos planejamentos quanto a hospedagem, meios de locomoção e onde comer.
Na estrada em Goiás

Como escolher o destino

Eu costumo ter uma lista de lugares que ouço falar, ou vejo em reportagens e fotos, que quero conhecer. Meu critério costuma ser lugares com paisagens bonitas, Parques Nacionais, áreas com geologia interessante, povoados com alguma cultura diferente, amigos para visitar, entre outros.
Coloco-os no mapa (Google Earth). 
Quando é uma viagem mais longa que posso planejar conhecer vários lugares (alguns amigos falam que são expedições) tento ver como fazer uma rota que passe por todos, como foi o caso da viagem do Nordeste e a do Centro-Norte. 
E na hora de escolher para onde viajar, costumo dar prioridade para lugares que nunca estive.
Depois procuro fotos na internet do lugar e dicas de outros viajantes. Anoto o que for mais importante em um caderninho, que sempre está comigo.
Roteiro viagem Nordeste
Roteiro viagem Centro e Norte

Quando ir?

Quando pesquiso sobre os lugares que tenho curiosidade, costumo ver se tem uma época melhor pra conhecer, isso pode depender do clima, das festas locais, datas especiais e sempre tento fugir de temporada alta.
Alguns exemplos disso foi quando viajei para o Nordeste em junho, pois sabia que era época de São João, e eu queria muito conhecer a festa em seu local típico. 
São João em Sergipe
Outro exemplo foi no Jalapão, pois sabia que a data de colheita do capim dourado era de 20 de setembro a 20 de novembro, e como eu queria ajudar na colheita, planejei de passar por lá entre essa data.
Colheita de capim dourado no Jalapão
As vezes ocorre de sem querer você acertar a data de ir no local, como foi nos Lençóis Maranhenses, por sorte peguei uma data que tinha acabado de ter chuvas, por isso estava cheio de lagoas nas dunas.
Lagoa nos Lençóis Maranhenses

Como chegar?

Ônibus na Transamazônica
Dependendo do lugar e do dinheiro que tenho, vejo as passagens de avião, mas como, na maioria das vezes, decido em cima da hora que vou viajar, as passagens de avião já estão caras, e acabo indo de ônibus.
Desde a época da faculdade, em que fazíamos todas as viagens de ônibus, me acostumei a ficar longas horas dentro do mesmo e não me importo, pra falar a verdade até gosto mais!
Ônibus no Maranhão
A vantagem de ir de ônibus é que você vai vendo todo o caminho que está fazendo, isso quando não dorme. Mas dormir é outra vantagem, se você quiser que passe mais rápido. 
Costumo estar preparada para uma longa viagem de ônibus, levo comida (as paradas sempre tem restaurantes muito caros), carrego algum livro, pulseiras para fazer, um mp3 para ouvir música, enfim, qualquer coisa que me distraia.
Em uma das minhas idas para a Chapada Diamantina, fui com uma amiga, e decidimos cozinhar na parada, as pessoas ficaram muito impressionadas, até pediram para tirar foto!
Cozinhando na parada
Ir de ônibus te proporciona conhecer as pessoas que estão nele, ainda mais se for uma viagem longa, na maioria das vezes sempre são pessoas que moram nas cidades em que você está indo, acabam dando dica, te oferecendo lugar pra ficar. É uma experiência bem legal. Em uma outra vez que estava indo para Chapada Diamantina, dessa vez sozinha, tinha um monte de mães com filhos ao meu redor e um senhor bem espaçoso ao meu lado, no começo fiquei meio irritada com o barulho das crianças e com o senhor do meu lado, e conforme foi passando as 36h de viagem, acabamos ficando todos amigos, conversando, cada um contando sua história, pedindo conselhos, foi uma reviravolta surpreendente!

Onde se hospedar?

Desde criança sou acostumada a viajar com meus pais e uma coisa aprendi bem com eles, não reservo hotel/pousada/camping para nenhum lugar que eu vou. Acredito que sempre irá ter opções independente do lugar e da data, por mais pequeno que seja o local e por mais alta que seja a temporada.
Casa/pousada na comunidade do Engenho, Chap dos Veadeiros
Como sempre prefiro ficar em locais baratos, esses quase sempre não possuem site/blog, logo, ficaria meio difícil reservar um lugar desses. E também acredito na minha sorte, as vezes ela até me apresenta pessoas, que me oferecem lugar para ficar, como foi o caso em Maceió, que conheci o Eduardo e fiquei na casa de sua mãe, a experiência foi muito melhor do que ter ficado num hotel.
Eduardo, amigo que fiz em Maceió

Quando sei que os lugares que eu vou possuem camping, carrego barraca comigo ou então uma rede. Essas costumam ser as formas mais baratas de hospedagem.
Camping nos canions do RS/SC
E já aconteceu de chegar em locais de noite com amigos, e as opções de hospedagem serem muito caras, por isso resolvemos acampar no posto mesmo, pois eles sempre tem vigias e era para passar uma noite apenas. Recomendo que só faça isso em último caso e se estiver com alguma companhia.
Posto em Formosa do Rio Preto, BA

Como fazer a viagem de forma mais barata?

Bom para diminuir os custos da viagem eu aprendi várias dicas, como, pegar carona, reciclar comida de feira, se hospedar na casa de pessoas locais, acampar, cozinhar, vender coisas como artesanato e comida, etc.

Carona
Em rodovias prefiro estar acompanhada de mais um amigo/a para pedir carona, pois é mais seguro, ainda mais se você é mulher e gostar de dormir em veículos. Agora, se estou em uma estradinha de terra, onde sei que não tenho opção de transporte público e vejo que são carros locais que estão circulando, pego carona sozinha mesmo. Minha principal dica é estar com um sorriso no rosto misturado com uma cara de abandonada, para o motorista se comover e dar carona.
Carona em carreta
Costumo dizer que tenho o meu "Santo Caroneiro", pois sempre consigo carona e nas mais variadas formas, como, em carro bom, carro ruim, van, ônibus, caminhão, carreta, barco, lancha, jangada, buggy, moto, acho que só faltou de avião.
Carona de jangada em Alagoas
Carona em Terra Ronca
Teve uma vez que estávamos eu e uma amiga de bicicleta numa estrada de terra, porém as bicicletas não eram das melhores e estavam meio quebradas, de repente apareceu um caminhãozinho perfeito para nos levar junto das bicicletas! Falo também que não posso ficar rezando para esse meu Santo, pois ele não gosta de muita atenção dirigida a ele.
Carona com a bicicleta
Tem vários blogs de pessoas que dão dicas de como pedir carona, por isso não irei me aprofundar muito nisso.
Carona no Jalapão
Alimentação
Esta é uma parte onde você pode economizar bastante. Desde que eu me tornei vegetariana, prezo por uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes, cereais, grãos, castanhas no geral e alimentos integrais, de preferência sem açúcar branco. Nem sempre os locais que eu vou possuem essa variedade de comida, mas no Brasil você sempre irá achar arroz e feijão (mistura ideal em termos de proteínas e carboidratos) e uma feira com frutas, verduras e legumes.
Lanche de trilha
O melhor jeito de economizar é você cozinhar sua própria comida e é o que eu faço quanto tenho onde cozinhar, porém nem sempre é possível. Quando tenho que comer em algum restaurante opto por um PF (prato feito) ou peço apenas uma porção de arroz e feijão, pois a maioria das cidades, principalmente no norte e nordeste, não oferecem muitas opções com legumes e verduras. E adiciono alguma coisa que tenha comigo, como cenoura, beterraba, couve, tomate, etc.
Guacamole com chapati na praia
Para cozinhar você pode ter algum lugar que tenha um fogão, ou então um fogareiro e em último caso improvisar um fogão a lenha, vale a pena aprender a fazer fogo desse jeito.
Adicionar legenda
Sempre carrego comigo alguns temperos, como curry, paprica, açafrão, cominho, orégano, alecrim, sal, entre outros. Gosto de ter um azeite também. Essa foi uma escolha minha, carregar um pouco mais de peso, porém poder ter autonomia para fazer a comida do jeito que eu gosto.
Em feiras você pode reciclar comida, isso quer dizer, ver o que vão jogar fora e reaproveitar, as pessoas costumam dar esses alimentos de graça, e as vezes é apenas um amassadinho, uma parte meio estragada, basta tirar e o resto estará ótimo para comer. Parece meio estranho, porém é uma forma de diminuirmos o desperdício e despertar essa consciência nas pessoas.
Nas viagens, as vezes, reclamava que não tinha algum tipo de cereal ou grão, mas aos poucos fui mudando essa minha postura e comecei a dar mais valor para o que a região oferecia de comidas típicas (e sem animais mortos) e comecei a adaptar minhas receitas para esses ingredientes novos.
Outra coisa que pode acontecer é as pessoas te oferecerem comida, como foi o caso em uma vez na estrada, parei com um amigo num posto de polícia e lá conheci uma das pessoas mais incríveis de minha vida, um policial, que foi tao gentil conosco, que só de lembrar me emociono. Ele nos deu várias coisas para comer, como um pai mesmo.
Comida na policia
E por último tenho uma receita que sempre me ajuda muito, é uma farofa rica em proteína, você irá precisar de linhaça, gergelim, amendoim e temperos. Costumo usar 1 porção de gergelim, 1 porção de amendoim e 1/2 de linhaça, coloco curry, sal e orégano. Bato tudo no liquidificador, e está pronta. Fica ótima com qualquer coisa, jogar em legumes, macarrão, comer pura, etc. Já me salvou várias vezes em ocasiões onde só tinha carne para comer.

Como fazer dinheiro?

Bom, esse é um tópico que vai depender de sua criatividade. Conheci pessoas que ganhavam dinheiro, em viagens, com artesanato, fazendo circo, trabalhando em bares/restaurantes, pintando, vendendo comida, enfim, as possibilidades são muitas e vão depender do que você está disposto a fazer.


Eu costumo fazer pulseiras de macrame e comidas. Não que isso pague a viagem, mas irá te dar um dinheirinho para comprar uma comida, fazer algum passeio, etc.





Outros...

Rainer de Venezuela
Presente em Alcantara, MA
Tenho um hábito de sempre presentear as pessoas que foram especiais na viagem, pode ser alguém que eu conversei, que me hospedou, que me deu comida, que foi meu guia, algum novo amigo, enfim, qualquer um que tenha rompido a barreira do "turismo" e passado para amizade (frase de um amigo da Venezuela). No geral eu que faço o presente, como pulseiras, filtro dos sonhos, colares.
E só posso dizer que mostrar gratidão as pessoas que cruzam seu caminho é algo imensamente prazeroso.

Gosto de registrar minha viagem num caderninho, pode chamar de diário. Nem sempre você irá se lembrar do nome dos lugares, das pessoas, da viação de uma cidade a outra, dos preços, entre outras coisas. E alem disso gosto de reler depois de um tempo e ver como estava me sentindo quando estava em tal lugar, ou quando encontrei tal pessoa. Você pode escolher o que registrar nesse caderno, não precisa ser "meu querido diário, hoje....".
Diário até na caverna
E por último, entro na questão: "Companhia pra viajar?".

Quando comecei a fazer minhas viagens sozinha, não foi porque eu queria, mas por falta de opção, lembro que não gostava, me sentia muito sozinha, até liguei uma vez para minha mãe chorando e foi quando ela me deu o seguinte conselho: "Filha, você está viajando com a melhor pessoa que existe para você, você mesma!". E isso me fez refletir muito e comecei a analisar as pessoas que conhecia que viajavam sozinhas, aprendi muito com cada uma e cheguei à conclusão aos poucos que viajar "sozinha" não tem preço. 
Você tem a liberdade de fazer qualquer coisa do jeito que você quiser, sem dar satisfações, sem ter que ficar explicando o porque daquele jeito, sem pensar se a outra pessoa vai gostar, enfim, você pode conversar consigo mesmo, refletir sobre sua vida, se conhecer melhor. É uma experiência que acredito que todos devem ter pelo menos 1 vez na vida. Sem contar que você fica mais aberto para fazer novas amizades, conhecer pessoas nativas e outros viajantes...uma das maiores vantagens.
Família que conheci na estrada em Terra Ronca, meus "avós"
Lógico que viajar acompanhada tem muitas vantagens também, poder compartilhar a alegria de estar num lugar bonito, poder conversar, dividir o cansaço e as tarefas do dia-a-dia, rir junto, chorar no ombro de alguem, entre outras.
Travessia Serra dos Órgãos com amigos

Quanto ao que levar, vai depender de quanto tempo de viagem, que tipo de clima você irá encarar, o quanto você aguenta carregar, enfim, são muitas variáveis. No geral costumo levar coisas que sei que posso perder ou dar, pois isso sempre acontece comigo. E alem das roupas, produtos de higiene pessoal e calçados, gosto de levar algumas coisinhas que sempre são uteis, como, lanterna, canivete, carregador universal de baterias, sabão de coco, kit de primeiros socorros, algum casaco corta vento, caneta, caderno, etc. Lembrando que tudo deve caber em sua mochila!

Marabá, PA

E para finalizar acho que minha principal dica é: esteja aberto...para novas pessoas, novos lugares, novas experiências, novos costumes, novas comidas... tudo que te acrescente algo, que te inspire a ser uma pessoa melhor, que te faça viver de verdade e não apenas sobreviver.
Por do Sol em Jericoacara

Nenhum comentário:

Postar um comentário