quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CHAPADA DOS VEADEIROS - GO

Esse é mais um dos belos encantos do Brasil que entram na minha lista de favoritos, por conter diversas paisagens diferentes e por fazer parte do nosso sagrado cerrado!
Vale da Lua
Já estive na região da Chapada dos Veadeiros 4 vezes, 2 vezes acompanhada dos meus pais (em Jan/2009 e Dez/2013), uma vez num Festival de Cultura Alternativa (Jul/2012) e na minha viagem pelo Centro e Norte do Brasil (Set/2013). 
Essa Chapada, assim como a Diamantina, integra várias cidades e povoados, como Alto Paraíso, São Jorge e Cavalcante, se localiza no norte do estado de Goiás e é muito rica em cachoeiras.
Os atrativos que conheço são os seguintes:

São Jorge

Estive em São Jorge nas 2 vezes que fui com meus pais.
Para chegar nessa pequena vila é necessário pegar uma estrada de terra de Alto Paraíso. No caminho é possível observar o Morro da Baleia.
Morro da Baleia
Lá possui muitas opções de hospedagem e restaurantes, alem de lojas com produtos naturais e roupas "hippies".
Canion visto de cima
É a porta de entrada para o Parque Nacional, que possui 2 trilhas, não precisam pagar e nem ser acompanhadas de guia. As trilhas são bem batidas e possuem sinalizações. Uma vai para os canions e para a cachoeira das Cariocas e a outra vai para os Saltos 1 e 2 do Rio Preto. Ambas valem a pena e apresentam belíssimas paisagens. Se você for bem cedo e estiver bem disposto, consegue fazer as 2 no mesmo dia, pois são tilhas longas.

Canion visto de baixo 
Cachoeira das Cariocas
Salto 1 do Rio Preto
Salto 2 do Rio Preto
Vale lembrar que a área do Parque antigamente era constituída por vários garimpos de cristais de quartzo,sendo possível ver nas trilhas os buracos que faziam naquela época.
Antigo garimpo na Trilha
Além das trilhas no Parque, há o famoso Vale da Lua, não é muito perto de São Jorge para ir a pé. A rocha é um diamictito com matriz carbonática, seu intemperismo gera uma feição meio cárstica, que para alguns pode parecer com a Lua. É um lugar bem encantador.
Panorâmica Vale da Lua
Feições de intemperismo cárstico
Devem existir muitas outras atrações perto de São Jorge, porém não conheço.
Todo ano no fim de julho/começo de agosto ocorre o Encontro de Culturas Tradicionais da Chap. dos Veadeiros, ainda não consegui participar, porém parece ser uma boa época para ir conhecer esse lugar. Esse é o site do Encontro:
http://www.encontrodeculturas.com.br/

Alto Paraíso

Cachoeira Almécegas
Estive em Alto Paraíso nas duas vezes que fui com meus pais e quando fui no FICA (Festival Internacional de Cultura Alternativa).
Alto Paraíso também possui muitas opções de hospedagem, alimentação e coisinhas naturais.
A principal cachoeira que há lá perto é a do Almécegas, é mais de uma queda para se conhecer.
Cachoeira Almécegas
O FICA ocorre no local chamado Flor de Ouro, é um Festival onde você irá aprender a conviver em grupo e em equilíbrio com o meio ambiente, antes das refeições sempre há uma roda para cantar e agradecer o momento, a cozinha é comunitária e vegetariana, não há drogas e álcool, ocorrem várias oficinas de temas variados, como alimentação viva e sincronário da paz, a noite há diversas apresentações culturais, o banheiro é seco e você irá conhecer pessoas muito interessantes. Para participar tem que pagar. O Flor de Ouro se localiza perto do povoado do Moinho, e lá há as Cachoeiras dos Anjos e dos Arcanjos.
FICA
Momentos do FICA
Cachoeira dos Anjos
Cachoeira dos Arcanjos


Cavalcante

Essa cidade é ponto de partida para conhecer as comunidades Quilombolas dos Kalungas, além de belíssimas cachoeiras. Para quem não sabe comunidades quilombolas são locais onde há remanescentes de escravos e onde se preservam a cultura tradicional deles, por exemplo a tradição de fazer farinha de mandioca. 
Estive lá em Setembro de 2013 e fiquei na comunidade do Engenho, é a mais próxima de Cavalcante. Fiquei na casa do Seu Cirilo e Dona Getúlia, são pessoas com muita história, simplicidade e corações gigantes. 
Cirilo e Getulia - kalungas
Lá é a única opção de hospedagem da comunidade, só posso dizer que nunca apreciei tanto acordar cedo para ver o sol nascendo da janela do meu quarto ou então ficar na expectativa da hora que a lua cheia iria se mostrar.
Janela do meu quarto
Lá é interessante observar a importância que dão para a agricultura ôrganica, sem agrotóxicos e com sementes criolas, e também ao cultivo de plantas medicinais. 
Horta orgânica
Lá perto há 3 cachoeiras: Capivara, Santa Bárbara e Candaru, dá para chegar a pé em todas (variam de 1km a 7km de distancia da vila) e é necessário ir com guia local e pagar. São cachoeiras de grande porte e muito encantadoras, porém é melhor ir durante a semana, pois fica muito cheio no fim de semana e em feriados.
Cachoeira Capivara
Cachoeira Santa Barbara
Cachoeira Candaru
Também há as Cachoeiras do Rio Prata, porém é necessário estar com algum veículo, pois não é muito perto. São 7 cachoeiras ao longo do Rio, tem que pagar para entrar e pode acampar por lá. Vale muito a pena, todas são no quartzito, formando pequenos canions e boas piscinas para banho. Para conhecer todas tem que se programar para ficar o dia inteiro fazendo trilha.
Cachoeiras do Prata

Além das cachoeiras, trilhas, canions, há a grande variedade de plantas do rico Cerrado, com frutos bem diferentes e muito saborosos, como o cajui, marmelo, baru, entre outros. Não deixe de prova-los.
Frutos do Cerrado
Acho que deu para perceber como essa Chapada é rica em belezas naturais e culturais, mostrando o porque de ir visitá-la. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário