sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CAROLINA - MA

Essa cidade, que não é muito conhecida para quem não é do Norte e Nordeste, possui belos atrativos naturais, que fazem parte da Chapada das Mesas.
Chapada das Mesas
Ela se localiza no Sul do Maranhão, divisa com Tocantins. A cidade é relativamente grande, possui opções de hóteis e tem algumas agências. Para ir nos atrativos não é tão fácil, pois para todos é necessário algum veículo. Se você estiver sem carro, é possível ir de ônibus para alguns, como Complexo Pedra Caída e Cachoeira Itapecuru, que foi os que eu consegui chegar.
Complexo Pedra Caída
O complexo Pedra Caída possui ~25 cachoeiras, sendo 7 visitáveis. A parte ruim: tem que pagar para entrar e para cada cachoeira você paga uma outra taxa, sem contar que se você estiver sozinha, terá que esperar mais pessoas chegarem para fechar os pequenos grupos, que são acompanhados de um guia. Para chegar nas cachoeiras, eles oferecem veículo, passarelas suspensas, enfim, o dinheiro é gasto para alguma coisa pelo menos. De fim de semana e feriado fica lotado de pessoas, formando fila de espera para visitar as cachoeiras.
Passarelas suspensas
As cachoeiras são muito charmosas, no meio de rochas esculpidas por elas.Todas tem acesso fácil.
A rocha predominante lá é arenito. Conheci a Cachoeira da Caverna, do Capelão e do Santuário, tudo no mesmo dia. 
A cachoeira da Caverna é bem mágica, primeiro você atravessa uma caverninha e depois chega num buraco no teto com a cachoeira. A água é morna.

Cachoeira da Caverna
A cachoeira do Capelão é muito boa para nadar e pular, a água formou uma caneleta no arenito, onde é possível escalar e depois pular de lá.
Cachoeira do Capelão
A cachoeira do Santuário é o cartão postal do Complexo e realmente é muito linda, para chegar lá você entra no meio de um canion e ao fazer uma curva dá de cara com a Grande Cachoeira no meio de uma caverna. O vento é muito grande e não tem onde ficar sem se molhar! O lado ruim: pode ficar só o tempo que o guia determina.
Trilha para Cachoeira do Santuário
No Complexo Pedra Caída há restaurante e chalés para se hospedar.
Na rodovia que liga o Complexo com a cidade de Carolina, tem outro ponto bom para visitar, chama Portal, de lá você tem visão para o Morro do Chapéu (cartão postal da Chapada das Mesas).
Morro do Chapéu
Portal

O outro lugar que visitei, indo de ônibus, foi a Cachoeira do Itapecuru, da rodovia para a cachoeira são 1000m de caminhada. Lá é tipo um balneário, tem restaurante, música ao vivo e de fim de semana fica lotado. A cachoeira é bela, e forma uma piscina na frente. Tem que pagar para entrar.

Cachoeira Itapecuru
Eu, particularmente, não gostei muito de lá, não pela natureza, mas pela exploração ao turista, sem contar que se você não tiver de carro fica bem difícil conhecer as cachoeiras. Se você não gosta de lugar muito cheio, assim como eu, vá durante a semana e longe de feriados!
Em Carolina fiquei na Pousada Portal da Chapada, bem simples e barata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário